segunda-feira, 19 de maio de 2008

Gastronomia

A comida local é bastante condimentada. As carnes mais comuns são o frango e o carneiro, sendo a carne suína proibida por lei, segundo a sharia. As comidas mais encontradas são o arroz, as lentilhas, homus (pasta de grão-de-bico), kultra (espetadas de frango ou carneiro), kebab (servido com sopa e legumes), mezze (entradas variadas) e muhalabia (pudim de arroz). O álcool é proibido no país, e ser apanhado bêbado pode causar graves problemas.

Na Arábia Saudita foi revelado o Alcorão pelo profeta Maomé, religião a qual denominou-se de Islão. Atualmente, a constituição do país é baseada no Alcorão, e nos resgates monoteístas que Muhammad Abd Al-Wahhab realizou sobre o Alcorão e a Sunnah.
A prática pública de qualquer outra religião que não o Islão é proibida naquele país. Esta intolerância é alvo de várias críticas de várias entidades no resto do mundo. Por exemplo, em 2003, um relatório da U.S. Commission on Religious Freedom (comissão para a liberdade religiosa), uma organização estatal americana que investiga as violações à liberdade religiosa no mundo, chamou à Arábia Saudita de o maior violador das liberdades religiosas.
Vários casos, entre os quais o caso recente do professor
Mohammad al-Harbia, um professor da escola secundária saudita condenado a 40 meses de prisão e a 750 chicotadas em público por ter discutido a Bíblia e ter dado uma imagem positiva do Judaísmo aos seus alunos, têm originado uma condenação pela opinião pública internacional.


A distribuição de crentes é, aproximadamente[carece de fontes?]:


Islão - 92,83%;
Cristianismo - 4,54%
Não religiosos - 1,4%;
Hinduísmo - 0,60%;
Budismo - 0,42%;
Sikhismo: 0,19%;
Fé Bahá'í - 0,02%

A cultura da Arábia Saudita é assentada, praticamente, nas tradições da religião islâmica, predominante. Na Arábia Saudita ficam dois dos locais mais sagrados do Islão, os quais se consideram os berços da religião, as cidades de Meca e Medina, tomadas por peregrinos do mundo inteiro durante a cerimónia do Hajj.

Hino Nacional

Aash Al Maleek ("Vida Longa ao Rei"):

سارعي للمجد والعلياء:
مجدي لخالق السماء:
وارفعي الخفاق أخضر:
يحمل النور المسطر:
رددي الله اكبر...ياموطني:
موطني عشت فخر المسلمين:
عاش الملك للعلم و الون:'


Tradução:

Apresse-se ante a gloria e a supremacia!
Glorifique o criador dos ceus
E engrandeça a bandeira verde e tremulante,
Carregando o emblema da Luz!

Refrão:
Deus é o maior!
Oh meus país,
Meu país, que vivas sempre,
A gloria de todos os muçulmanos!
Longa vida ao rei,
À bandeira e ao país!

Bandeira


A Arábia Saudita, oficialmente Reino da Arábia Saudita é o maior país da península Arábica, situada no Médio Oriente, limitado a norte pela Jordânia, Iraque e Kuwait, a leste pelo golfo Pérsico (através do qual tem fronteiras com o Irão e o Bahrein), Catar, Emirados Árabes Unidos e Omã, a sul pelo Iémen e a oeste pelo mar Vermelho e o golfo de Acaba, através dos quais faz fronteira com o Egipto, servindo o mar Vermelho, também, de ligação à Eritreia e ao Sudão. Sua capital é Riade.